Vídeo divulgado pela Rússia mostra canhões autopropelidos da década de 80 atacando posições ucranianas

2S9. Foto: Reprodução Telegram t.me/mod_russia
2S9. Foto: Reprodução Telegram t.me/mod_russia

Segundo o vídeo divulgado pelo ministério da defesa da Rússia, unidades de artilharia destruíram um posto avançado ucraniano na área de Klescheevka.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Unidades de artilharia de canhões autopropelidos de 120 mm 2S9 “Nona” das Forças Aerotransportadas realizam operações de combate diariamente para destruir tropas e equipamentos militares das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Artemovsk.

Durante ações de reconhecimento, os paraquedistas descobriram um posto avançado ocupado por ucranianos. As coordenadas das posições inimigas foram imediatamente transmitidas ao centro de controle de artilharia.

Ao marchar para posições de tiro, as equipes dos canhões autopropelidos “Nona” fizeram a mira e com tiros precisos atingiram o posto avançado inimigo. Os soldados das Forças Armadas da Ucrânia foram eliminados.

Canhão autopropulsado 2S9 Nona

O 2S9 Nona é um canhão autopropulsado soviético de 120 mm. A principal característica desse veículo é a sua versatilidade, pois pode atuar como obus, morteiro e arma antitanque, o que é raro para um único sistema de artilharia.

Abaixo, alguns detalhes sobre o 2S9 Nona:

Nome: 2S9 Nona (em russo, “Нона” significa “Nona” em português).

Tipo: Canhão autopropulsado.

Calibre: 120 mm.

Desenvolvimento: O 2S9 foi introduzido no Exército Soviético no início da década de 1980.

Funções: Pode ser utilizado como obus, morteiro e também como arma antitanque.

Munição: Usa uma variedade de munições, incluindo projéteis de alto explosivo, projéteis antitanque e munições guiadas por laser.

Mobilidade: O 2S9 é baseado no chassi do veículo de combate de infantaria BMD-1, o que lhe permite ser aerotransportado e desembarcado por paraquedas.

Operação: Tem uma tripulação de quatro: comandante, atirador, carregador e motorista.

Utilização: O 2S9 foi usado por várias forças armadas do antigo Bloco do Leste e continua em uso em vários países pós-soviéticos, incluindo a Rússia.

Apesar de ser um sistema mais antigo, o 2S9 é valorizado por sua versatilidade e capacidade de realizar várias funções no campo de batalha. Ao longo dos anos, passou por várias atualizações para melhorar seu desempenho e manter sua relevância no campo de batalha moderno.

Vídeo e fotos: Telegram t.me/mod_russia

Back to top